domingo, 12 de agosto de 2012

Hoje é domingo, teu pai é um gringo

Cheguei na minha aconchegante cidadezinha onde vou passar no mínimo duas semanas, Chiang Mai, que é basicamente uma vila, para aprender as técnicas  da massagem Thailandesa. A Ásia traz algo de nordeste do Brasil, além da pimenta tem duas estações: verão e chuva, que eles chamam de monções e estamos nessa última agora. Então chove todo dia impreterivelmente podendo ser chuvinha, chuvisco, tempestade, garoa não vi ainda. Bom para eles que precisam dessas águas para garantir as plantações para o ano todo. 
Quando estávamos em Bangkok tinha um restaurante vegetariano que a gente achou delícia e tinha curso de culinária lá, qual não foi a minha alegria em ver que eles têm uma unidade aqui em Chiang Mai e as donas são irmãs . Como é domingo e eu não tinha ponham nenhuma para fazer fui fazer o curso. Foi um barato e agora eu sei fazer curry, pad Thai, várias sopinhas típicas, molho de amendoim, que por sinal é uma delicia, um húmus de abóbora que eu não conseguia parar de comer e uma salada típica daqui que é de mamão verde. Quem estiver com tempo pode ver a receita da minha professora, antes ela canta a melô da salada de papaya, dá uma dançadinha e toca a fazer a receita, onze minutos de vídeo. Dá para ter noção de como passei minha manhã, foi divertidíssimo. A dona do lugar tem uma filhinha de cinco anos que ficava dando o ar da graça, cantando, comendo junto, uma fofa. 


O inglês dela é engraçadinho mas é o melhor que se acha por essas bandas. Eu suspeito que falantes de línguas tonais e com escrita logogramicas como o chinês e thailandês realmente tem mais dificuldade com aprendizado de outros idiomas estrangeiros. Momento Letras, passou. Sempre há as reminiscências das origens, não adianta. 
Ao todo foram dez receitas, comi um monte e ainda levei o que sobrou para casa. Eu muito burra esqueci de levar minha câmera, mas o marido da fofa além de ser super ajudante de cozinha, tirou fotos. Não sei se vou achar todos os ingredientes no Brasil, to botando fé na minha São Paulo querida que vai ter algum lugar vendendo pasta de chili da verde e da vermelha,  gengibre thailandes, massa de arroz para fazer rolinho primavera cru... Tá fácil! 

Quase todas as noites por essa Ásia afora eu e a Carol ouvíamos um som muito estranho, de algum bicho que a gente nunca conseguia ver e começamos a falar que eram as vozes na nossa cabeça. Eu estava jantando ontem no acima referido restaurante e ouvi o mesmo som e perguntei o que era. A tal menininha falou Geko, Geko! Trata-se de um lagarto e, gente, o som é bizarro. Eu estava preocupada com a minha saúde mental por isso fiquei aliviada em saber o que era e tem vídeo e tudo, esse são só 20 segundos, vá lá: 

http://www.youtube.com/watch?v=2wsKoYspJ94&feature=youtube_gdata_player

Para chegar até aqui meu avião fazia escala em Kuala Lampur e como já tive o suficiente de dormir em banco de aeroporto dei um pulo até a cidade mas mal deu tempo do dormir. Só deu para ver que é uma cidade bem grande, bem muçulmana, uma coisa São Paulo meets Ásia. Algumas coisas que fazem você lembrar muito de São Paulo, tipo o trânsito, mendigos na rua e tem coisas bem asiáticas, como  o trânsito e restaurantes na calçada. 
Aproveito para lembrar dos papais do meu Brasil, em especial o meu gatão, fofo, querido, bravinho, churrasqueiro e cozinheiro de mão cheia, caminhante, viajadeiro, plantador de tomates e morangos orgânicos, que me ensina muito e que eu amo de paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário