domingo, 22 de julho de 2012

Ms. Saigon

Miss Saygon

Terminamos nossa passagem pelo Vietnã em Ho Chi Minh City, ou Saigon para os íntimos, a caminho de Seam Reap, Camboja. Aqui o transito é ainda mais louco que em Hanói e ficamos em um lugar bem estranho mas que deu para ver como os vietnamitas vivem um pouco mais de perto. A gente estava no caminho tentando entender porque o nosso hostel e várias outras coisas que pesquisamos tinha um número duplo, tipo 185/30. Aí chegamos na altura do número do lugar e... Era um beco! Então número principal é o lugar na rua que o beco ocupa e o outro é dentro do beco. E dentro do beco não existe vida privada. Onde de dia é um "restaurante" (super em aspas e com parênteses, pois umas cadeirinhas no chão aqui é restaurante) de noite é a casa da pessoa e a porta fica aberta para a rua. É difícil explicar, fizemos um vídeo ilustrativo a seguir. Também filmamos o trânsito porque é difícil acreditar falando. Tudo que eu passo de difícil, cada rato que eu vejo na rua ou quando sou quase atropelada por uma motinho na contra mão eu penso que na Índia vai ser anda pior e que eu ainda vou rir de tudo isso. Hoje andamos para caramba, fomos no museu da guerra ver as atrocidades que os seres humanos são capazes e conhecemos uma brasileira lá. Eu me dei conta que não vimos muitos brasileiros e ela mesma comentou que também não via muitos, acho que por isso que eu entendo que quando eu falei que ia viajar para a Ásia, principalmente para a Índia as pessoas ficam mencionando Comer, Rezar e Amar o tempo todo. Eu geralmente não leio best sellers, por implicância mesmo, mas li esse livro e gostei muito mesmo, até li outro livro dela. Acho que ela escreve bem e recomendo, mas a gente vê um monte de gente aqui viajando por meses, para diversos lugares, morando em alguns desses lugas e quando comentamos nosso itinerário ninguém acha que somos a Liz Gilbert wanna be, é só normal. Ok, nenhum deles ainda escreveu um livro e vendeu aos milhares pelo mundo todo e virou filme com a Julia Roberts, mas um ano viajando por três países não é nada do outro mundo e que várias pessoas não tenham feito antes ou estão fazendo agora. Só para dar um exemplo conhecemos um australiano que estava trabalhando no Vietnã, indo para o Camboja para fazer comprinhas e depois para a Turquia pois já tinha um trabalho arrumado lá. Isso antes de ir para a Europa fazer o mestrado em Meteorologia dele, nada que tenha chocado que.m ouviu a história dele.
Também que eu não estou procurando amor nem iluminação. Tenho um namorado que eu adoro no Brasil e não acho que eu vá ficar menos irritada ou consumista nem nenhum dos meus defeitos vai ser deixado para trás por ter passado um tempo em lugar nenhum. Se eu mudo, e todo mundo felizmente muda, ou pelo menos deveria tentar, não é por causa do lugar. Eu estou adorando quase cada momento dessa viagem e estou aprendendo muito, vendo muita coisa e muitas vezes quase não acreditando no que vejo e essa é a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário