domingo, 8 de julho de 2012

Xian, a terra dos homens de barro

No momento eu me encontro no trem, louca de vontade de fazer xixi mas sem coragem de ir porque o trem apesar de ser bem limpo e confortável, o banheiro é uma tristeza. Se fosse só por ser um buraco no chão mas não, fede que parece que eles "limparam" as paredes com o próprio xixi. Eu sempre me perguntei se achar cheiros bons ou ruins era uma coisa cultural, afinal, antigamente ate mesmo os nobres usavam penicos e os banheiros ficavam próximos a cozinha numa boa. Tentei achar alguma referencia na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Toilet#Ancient_civilizations
e tem alguns dados interessantes, mas nada que justificasse esse fedor todo.
Nós pegamos um trem noturno de Beijing até Xian, que é onde estão os soldados de terracota, doravante chamados de bichos de barro por mim. Parece que tem pandas também, mas a Carol falou que muito provavelmente eu não vou poder abraça-los, então qual é o ponto?
Antes de ontem, no sábado, tínhamos ido ao Palácio de Verão e andamos um monte, pois obviamente o lugar é sem fim de grande, como quase tudo aqui. Aparentemente a gente entrou sem pagar, simplesmente passamos por uma guarita que tinha dois guardinhas que não falaram nada. Foi sem querer mesmo, na Cidade Proibida por exemplo, você passa por mil portões antes de chegar onde de fato tem que pagar o ticket, então poupamos 60 dinheiros. A Carol é uma bicha sortuda, recebe troco a mais até da maquininha de passagens do metro. Outro dia, por exemplo, a gente estava numa loja de DVDs (porque a bicha obcecou de ver A Múmia 3, que mostra os bichos de barro) ela não me acha 100 dinheiros no chão?!! Aí a gente resolveu que ia dar uns 10 dinheiros para algum necessitado mas não achamos nenhum naquela noite. Não tem muitos mendigos e a maioria das pessoas pedindo dinheiro são mutilados ou artistas de rua. Aqui as coisas são baratas para a gente, um real é o mesmo que 3 dinheiros (Yuen ou RMB. Tem tanto nome que eu decidi chamar de dinheiros mesmo e pronto) e para se ter uma idéia uma cerveja é uns 15, metro é dois, nosso hostel uns 200 dinheiros para nós duas, sem café da manhã, por dia. Para quem está acompanhando os post estão ficando com o fundo branco porque eu copiei e colei e não consigo mudar por nada nesse mundo.

Vou tentar colocar um vídeo nosso
http://www.youtube.com/watch?v=UolbYz0571c&feature=share

Um comentário:

  1. Estacionamento na praia, balada em hotel carol e agora
    Dando balão até em guardinha chinês, amiga?
    ohohohooh
    beijão

    ResponderExcluir