segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tecnofobia do Mao

Na China o Facebook é bloqueado. A Carol tem um esquema aí para usar, mas não é uma coisa super simples, tem vários caminhos e tal. YouTube, Picasa, tudo é complicadinho.
Tudo isso para dizer que eu queria muito colocar minhas fotos em algum lugar, para quem quisesse ver. Alguém tem alguma idéia? Ja tentei Flickr, Google+, eu nao sei como o Icloud funciona... Tanta tecnologia e eu remando uma canoazinha nesse oceano.
Aqui tem esse contraste de um povo que se modernizou super rápido e continua antigo, investiu em educação formal e continua com hábitos de uma falta de educação medieval para um monte de coisas. Eles são comportados mas são mal educados. No trânsito pedestre não tem vez, mas tem metros e ônibus bons e baratos. Na arquitetura tem um monte de prédio enorme moderno e lindo ao lado de uns lugares antiquérrimos, mas igualmente grandes e muitas vezes mais bonitos. Aqui em Xian tem bem esses dois mundos, é uma cidade cercada por um muro. Chegando fomos andar pela cidade, tem muita arte em papel de arroz e esculturas em pedra sabão e jade, assim como várias lojinhas que vendem os instrumentos para se fazer as tais pinturas. São uns pincéis grossos, nanquim de tudo que é tipo e vários outros materiais. É preciso uma paciência milenar mesmo para fazer essas artes tão minuciosas. Eu estou procurando loucamente uma daquelas sombrinhas lindas feitas desse papel que eu não comprei em Beijing e estou morrendo de arrependimento. Não que eu fosse ficar carregando pela Ásia, eu queria mandar pelo correio. Meu método de arrumar malas é super pratico: eu vou colocando coisas até encher. E eu trouxe uma mochila só, para quem quer ficar vários meses viajando é meio que se forçar a não comprar nada nada. Esqueçam os presentes, pessoal, se for maior que alguns centímetros simplesmente nao vai rolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário